mondelingegeskiedenis.blogspot.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ditadura militar X Grupos de guerrilha

        Por: Alexandre Mendes



A Ditadura militar brasileira (1964-1985) atropelou os direitos civis; endividou o país, assassinou e torturou centenas de pessoas. Ela, assim como as demais ditaduras da América Latina, foi financiada e dirigida pelo EUA.

Para que possamos entender a oposição ao regime , devemos:

.Levar em consideração a influência da Revolução Cubana e divulgação do ideário marxista em escala mundial (Principalmente universidades).
. A bipolarização ideológica (bloco capitalista X bloco comunista)
.Guerras civis pela independência africana (anti-imperialismo). 

Tais fatores influenciaram a juventude estudantil e membros de sindicatos trabalhistas.  

Grupos revolucionários, contrários ao regime ditatorial:
ALN,  MR-8,  Polop,  VAR-Palmares etc.

.Dividiam-se em grupos de guerrilha, urbana e rural.

.Partido de esquerda: PC do B (Agia na clandestinidade, através da resistência armada)
  
(1911-1969)


MINIMANUAL DO GUERRILHEIRO URBANO 
Autor: Carlos Marighella

"O guerrilheiro urbano é um homem que luta contra uma ditadura militar com armas, utilizando métodos não convencionais. Um revolucionário político é um patriota ardente, ele é um lutador pela libertação de seu país, um amigo de sua gente e da liberdade.
Muitas vezes assaltos pelos deliquentes são interpretados como ações de guerrilheiros. O guerrilheiro urbano, no entanto, difere radicalmente dos delinquentes. O delinquente se beneficia pessoalmente por suas ações, e ataca indiscriminadamente sem distinção entre explorados e exploradores, por isso há tantos homens e mulheres cotidianos entre suas vítimas. O guerrilheiro urbano segue uma meta política e somente ataca o governo, os grandes capitalista, os imperialistas norte-americanos. [...] O guerrilheiro urbano é caracterizado por sua valentia e sua natureza decisiva. Tem que ser bom taticamente  e ser um líder hábil. O guerrilheiro urbano tem que ser uma pessoa preparada para compensar o fato de que não tem suficientes armas, munições e equipe.
As armas do guerrilheiro urbano são inferiores à do seu inimigo,mas, vendo desde o ponto de vista moral, o guerrilheiro urbano tem uma vantagem que não se pode negar. Essa superioridade moral é o que sustem o guerrilheiro urbano. Graças a ela, o guerrilheiro urbano pode levar ao fim seu trabalho principal, o qual é atacar e sobreviver.[...] O guerrilheiro urbano não é um homem de negócios em uma empresa comercial, nem é um artista numa obra. A guerrilha urbana, assim como a guerrilha rural, é uma promessa que o guerrrilheiro se faz a si mesmo." 

Fonte: RIBEIRO, Bruno. Helenira Resende e a guerrilha do Araguaia, 
1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007 (p.27-29) 


Os grupos revolucionários foram dissolvidos antes do fim da ditadura. 






2 comentários:

  1. E a luta continua através da cultura alternativa. Agora a luta é contra a ditadura moral e a escravidão do pensamento trancafiado/ reacionário.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário