mondelingegeskiedenis.blogspot.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Divulgação do Fanzine Gambiarra

Por: Fabio da Silva Barbosa

GAMBIARRA


Quando Alexandre Mendes me convidou para participar deste zine, enviando alguns textos, eu imaginava que ia sair alguma coisa diferente, mas não esperava tanto. Um material organizado e editado com um formato bem diferente de tudo que vemos por aí, nesse mundo digital. Abaixo, colocarei a versão digitalizada para quem não recebeu o impresso e logo depois a resenha que saiu no livro Anuário de Fanzine, da Ugra Press. Se quiser receber essas páginas via e-mail é só entrar em contato com

(FSB)



"Dá gosto de ver zines que, mesmo com as peripécias tecnológicas disponíveis, investem nos caminhos mais orgânicos de expressão. É o caso do Gambiarra, zine com TODOS os textos e ilustrações feitos à mão, mostrando que bons zines podem ser feitos de qualquer modo. Iniciativa de um pessoal ligado ao Impresso das Comunidades, um jornal distribuído gratuitamente nas comunidades pobres do Rio de Janeiro, o Gambiarra tem mais do que clara seu comprometimento com as causas sociais. Mas não espere um tom panfletário: a maioria dos textos são como crônicas que exalam a dura realidade das ruas e favelas, sem sentimentalismo, sem o belicismo classista que em geral é aplicado como a única “solução” possível. Poema do Glauco Mattoso e uma HQ sanguinária complementam esse fanzine que possui o curioso fato de, entre seus editores, contar com um menino de onze anos (o que você fazia com essa idade, hein?). (LM)"

Ugra Press: 
Apóie a mídia impressa alternativa. Compre zines!
http://www.ugrapress.wordpress.com/
 
Para receber a versão impressa do Anuário, contate a Ugra Press.

2 comentários:

  1. Tamo junto, mano
    Maior orgulho de ter participado desse zine

    ResponderExcluir
  2. POr isso amo a internet, onde podemos participar de tudo em real time, curtir coisas bacanas que a mídia é incapaz de produzir e ver que a solidariedade e respeito, em ínfima escala, ainda existem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário