mondelingegeskiedenis.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Entre os textos velhos

Por: Alexandre Mendes

Achei esse texto para estudo de redação no meio da velha papelada. Quero ler a opinião de vocês.

POSIÇÃO DE POBRE
Proprietários e mendigos: duas categorias que se opõem a qualquer mudança, a qualquer desordem renovadora. Colocados nos dois extremos da escala social, temem toda modificação para bem ou para o mal: estão igualmente estabelecidos, uns na opulência, os outros na miséria. Entre eles situam-se - suor anônimo, fundamento da sociedade - os que se agitam, penam, perseveram e cultivam o absurdo de esperar. O Estado nutre-se de sua anemia; a idéia de cidadão não teria nem conteúdo nem realidade sem eles, tampouco o luxo e a esmola: os ricos e os mendigos são os parasitas do pobre.
Há mil remédios para a miséria, mas nenhum para a pobreza. Como socorrer os que insistem em não morrer de fome? Nem Deus poderia corrigir sua sorte. Entre os favorecidos da fortuna e os esfarrapados, circulam esses esfomeadas honoráveis, explorados pelo fausto e pelos andrágios, saqueados por aqueles que, tendo horror ao trabalho, instalam-se segundo a sua sorte e vocação, no salão ou na rua. E assim avança a humanidade: com alguns ricos, com alguns mendigos e com todos os seus pobres...
(CIORAM, E. M. Breviário de decomposição.
Trd. José Thomaz Brum. Rio de Janeiro,
 Rocco, 1989, pp. 113-4.)

2 comentários:

  1. Bom, não sei se o que eu vou falar é besteira, mas os pobres acabam ficando dos dois lados quando caem na conversa de "melhorias vantajosas", "partido bom é esse", e dizem: ah, vamos ser roubados de todo jeito--porque acham esses discursos barulhentos e enrolados de se ouvir; talvez só digam que é enganação, porque alguém entendeu um dia e bateu com a língua nos dentes, não sei. Mas agora falando do segundo lado, acho que os pobres ficam do lado dos mendigos quando fazem a desconhecida boa ação. É que acho que jogar uma moeda não resolve o problema, mas já vi acontecer esse tipo de solução de caboquin que faz só pra se ver livre.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente o cara que escreveu esse texto não conhece muito bem a realidade e muito menos o ser humano, ou talvez esteja apenas querendo desviar a atenção.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário